Ex-meia do Santos conta bastidores de lance no histórico duelo pelo Brasileirão de 2001
O histórico Santos 4 x 5 Flamengo, pela 12ª rodada do Brasileirão de 2011, dificilmente vai sair da memória de santistas, flamenguistas e amantes do futebol que vivenciaram o “duelo” entre Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Em entrevista ao Podcast Charla, o ex-jogador Elano contou bastidores do icônico confronto na Vila Belmiro.
Relembre os melhores momentos do jogaço de 2011
Aos 42 minutos do primeiro tempo, quando o Santos vencia por 3 a 2, Elano teve a chance de ampliar a vantagem em cobrança de pênalti. Na cobrança, o ex-meia optou pela “cavadinha” contra o goleiro Felipe e explicou que a escolha da batida foi uma promessa para Neymar depois da Copa América de 2011.
– Graças a Deus que era só um jogo normal, porque se fosse a decisão de alguma coisa eu estava ferrado. Jogamos a Copa América, quando eu perdi um pênalti contra o Paraguai, e na hora de voltar eu estava com o Neymar. Aí eu olho para ele e falo assim: “Mano, se sair um pênalti no jogo do Flamengo, você não pega a bola porque eu vou cavar”. Ele falou: “mano, duvido”. Aí vai para o jogo, pênalti. Aí ele me olha, eu já dou risada e pego a bola. Só que na minha cabeça, eu não ia cavar. Só que falei: “Pô, eu falei para o filho da mãe desse moleque que eu vou cavar”.
Elano, Santos X Flamengo 2011 — Foto: Ricardo Saibun / Santos FC
Elano cumpriu a promessa, tentou a “cavadinha” e parou em defesa de Felipe. O ex-goleiro do Flamengo ainda fez embaixadinhas em tom de provocação.
– Por que o Felipe pegou? Porque eu diminui a passada para bater na bola. Aí, quando eu dei devagarzinho, deu tempo dele dar uma mexidinha e ficar no meio do gol. E ele sai batendo balãozinho e tal.
No minuto seguinte, aos 43, o Flamengo chegou ao gol de empate com Deivid. Os times foram para o intervalo após seis gols na primeira etapa.
– Na hora que eu saio para o intervalo, eu estou com a camisa na cara e quem eu vejo do meu lado? Neymar. Ele me abraça, coloca a camisa na boca dele e fala assim pra mim: “Guerreiro, isso aconteceu comigo. Você precisa ver sua cara como tá legal”. Sabe quando dá vontade de rir, xingar e empurrar ao mesmo tempo? Os caras me xingando e ele do meu lado falando: “Viu a merda que você fez?” – completa Elano.
O Santos ainda sairia na frente no segundo tempo, mas o Flamengo marcou mais duas vezes e venceu por 5 a 4 em um dos mais emblemáticos confrontos do Campeonato Brasileiro.
Neymar e Ronaldinho Gaucho, Santos X Flamengo 2011 — Foto: Agência Estado