O que significa o gesto de Vinicius após o gol em Valência – Real Madrid?
Vinicius marcou o primeiro gol do Real Madrid no Mestalla contra o Valencia e comemorou desta forma

Depois de marcar, o brasileiro fez este gesto: erguer o punho, black power, black power. O famoso gesto que os atletas afro-americanos Tommie Smith e John Carlos fizeram nos Jogos Olímpicos do México de 1968 no pódio dos 200 metros pelos direitos civis dos negros.
Antes desse gol, Vinícius Junior foi recebido neste sábado com vaias, mas sem incidentes, nove meses depois de sofrer insultos racistas de alguns torcedores que foram imediatamente expulsos pelo clube local. Quando o Real Madrid chegou à capital valenciana, tanto no aeroporto como no hotel, V inícius era um dos mais aclamados pelos adeptos madridistas, mas no Mestalla essas ovações transformaram-se em assobios e vaias .
O autocarro da equipa branca não chegou a Mestalla pela Avenida de Suécia, entrada principal do estádio, mas sim pela rua Joan Reglà, situada num dos lados do estádio. Ao pular na grama para se aquecer, o atacante brasileiro recebeu um forte apito e o time madrilenho também.
Quando foi citado no sistema de alto-falantes do estádio e na primeira bola que tocou, o atacante brasileiro foi o foco dos apitos da torcida valenciana . Depois de Vinicius, o mais assobiado foi Carlo Ancelotti que, embora se tenha corrigido mais tarde, disse na conferência de imprensa após o jogo da época passada que todo o estádio tinha chamado o brasileiro de ‘macaco’ em vez de ‘estúpido’.
Além disso, os habituais cartazes amarelos com a mensagem ‘Lim go home’ (Pedro vai para casa) distribuídos pela Associação Libertad VCF desta vez traziam uma imagem de Vinícius com nariz de Pinóquio, em alusão à polêmica capa do Superdeporte, com a mensagem ‘ Pinóquio, eu não me importo’.
Os cartazes detectados pela segurança do estádio com o rosto do jogador do Real Madrid foram confiscados.