O jornal Le Monde revelou que a polícia francesa está investigando “presentes” que podem ter sido enviados pelo PSG para apoiar Messi na Bola de Ouro de 2021.
Diz-se que o PSG deu presentes aos jornalistas da France Football para apoiar Messi na conquista da Bola de Ouro de 2021 (Foto: Icon Sport)
Uma informação do jornal francês Le Monde chocou o mundo do futebol neste sábado (6), principalmente a estrutura esportiva da França. Segundo o jornal, o Paris Saint-Germain está sendo investigado pelo Ministério Público do país por ter dado presentes, como ingressos para jogos do clube e passagens aéreas da Qatar Airlines (de propriedade do PSG), ao jornalista Pascal Ferré, ex-editor. -O chefe da revista France Football favoreceu Lionel Messi na votação da Bola de Ouro de 2021, ano em que o jogador argentino ingressou no time parisiense.
Os presentes teriam sido entregues por Jean-Martial Ribes, ex-diretor de comunicação do clube de 2017 a 2022. O executivo é investigado por corrupção ativa e influência na venda ambulante e outros crimes. O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, o lobista Tayeb Benabderrahmane e o ex-policial Malik Nait-Liman, ex-funcionário do PSG, também estão sendo investigados por parlamentares franceses.
A Bola de Ouro é organizada pela France Football, revista do Groupe Amaury, que também é dono do jornal francês L’Equipe. Ferré foi o responsável pela organização da premiação e a polícia francesa busca entender como se desenvolveu a relação entre o jornalista e dirigentes do PSG, como Al-Khelaifi e Ribes, ao longo do tempo. A IGPN acredita que o editor retirou então notícias dos sites France Football e L’Equipe que implicavam o presidente do PSG numa comissão invulgar no valor de 2 milhões de euros a agentes de jogadores.
O torneio Ballon d’Or 2021 foi realizado em novembro daquele ano, quando o PSG tinha um novo número 10, e foi extremamente acirrado. Naquela época, era difícil determinar com clareza quem era o favorito entre Messi e Robert Lewandowski. O jogador argentino venceu com 613 votos de jornalistas de todo o mundo, ante 580 votos do atacante do Bayern de Munique na época.
Na temporada em que o prêmio é válido, no caso 2020/21, o camisa 10, ainda no Barcelona, marcou 38 gols e fez 14 assistências em 47 partidas, conquistou a Copa do Rei e terminou como o melhor da La Liga. marcador. Com a seleção argentina conquistou seu primeiro título, a Copa América, disputada no Brasil.
Lewa marcou 48 gols (41 gols só na Bundesliga, batendo o recorde de Gerd Muller) em 40 partidas, além de 9 passes bem-sucedidos. Como de costume, ele e a seleção bávara conquistaram o Campeonato Alemão, o Mundial de Clubes, a Supercopa da Alemanha e da Europa. Aliás, para a FIFA, Pole é o melhor do mundo na premiação The Best.
– A Bola de Ouro é atribuída após votação de um júri composto por 100 jornalistas, de 100 países diferentes, protegendo-o de quaisquer tentativas de influência e garantindo a imparcialidade e independência do prémio – Lionel Dangoumau, atual diretor editorial do jornal de defesa. L’Équipe e France Football, para Le Monde.